Gestão Mura e Benitez mostra força política: sete dos nove vereadores agora fazem parte da base do governo
Desde a posse em janeiro de 2021, a administração liderada pelo prefeito Evandro Mura, ao lado do vice Capitão Benitez, tem trilhado um caminho de fortalecimento político na cidade de Santa Fé do Sul.
Inicialmente contando com o apoio de somente quatro dos nove vereadores da Câmara Municipal, a gestão Mura Benitez viu seu apoio político crescer significativamente ao longo dos anos.
A mudança de cenário começou a desenhar-se com a eleição da atual presidente da Câmara, Paula Toppan, que rompeu com a oposição e se aliou ao governo durante sua candidatura à presidência do legislativo municipal.
Esse movimento foi emblemático, mostrando que a mudança de ventos na política local, iniciada pela eleição da dupla Mura e Benitez, estava ganhando ainda mais força.
Porém, foi nessa janela eleitoral de 2024, que a força do prefeito ficou realmente evidente e assustou ainda mais a oposição. Os vereadores Leandro Magoga e Ronaldo Lima também se transferiram para partidos alinhados ao Governo Municipal.
Agora, a oposição possui somente dois dos nove vereadores eleitos. Além disso, partidos que antes faziam parte da oposição, também se aliaram ao Governo.
Eleição 2024
Para o futuro próximo, o cenário eleitoral da oposição é ainda mais desolador. O grupo político que administrou Santa Fé do Sul por 12 anos consecutivos parece não ter se recuperado do baque eleitoral de 2020 e patina na escolha de um candidato viável para disputar com a dupla Mura e Benitez.
Nomes como o do ex-prefeito Ademir Maschio, derrotado em 2020, e do ex-vereador Sabão, que possui pouca expressividade, andaram sendo ventilados como alternativas, mas não empolgaram nem os militantes mais fiéis.
Estamos cada vez mais perto do início do período eleitoral e a oposição em Santa Fé do Sul precisa correr se quiser evitar um vexame nas eleições de 2024.