Santa Fé do Sul: Risco de dengue aumenta com chuvas e população pode ajudar a prevenir

 Santa Fé do Sul: Risco de dengue aumenta com chuvas e população pode ajudar a prevenir

O Governo Municipal de Santa Fé do Sul, por meio do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou nesta semana os trabalhos de orientação e eliminação do mosquito Aedes aegypti no município.

Como de costume, neste período de chuvas e com a proximidade do verão, que inicia no próximo dia 21 de dezembro, o trabalho dos agentes do Controle de Vetores é intensificado junto aos moradores da cidade, com o intuito de limpar os quintais e acabar com a água parada, que venham servir para possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

“Desenvolvemos um amplo trabalho durante todos os meses do ano, mas a população também precisa fazer a sua parte. Portanto, o trabalho deve ser sério e frequente, para que a população se conscientize e mantenha seus quintais limpos”, destacou a secretária de Saúde Rosana Vassoler.

Como se cuidar

Cada pessoa é responsável e precisa semanalmente fazer vistorias no seu imóvel para evitar focos do mosquito. Com as chuvas, aumenta a formação de criadouros do Aedes aegypti fora e dentro de casa. Baldes, potes, plantinhas, bacias, tambores e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser limpos e vedados corretamente.

Outro lembrete é evitar que a água de chuva se acumule sobre a laje e calhas. Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, encher até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis. Por isso, é importante não jogar lixo na rua. Não deixe o mosquito nascer.